quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Dossiê Religiões e Religiosidades da UFRN

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: Dossiê Religiões e Religiosidades

(submissão de artigos até 30 de abril de 2011)


O Dossiê Religiões e Religiosidades acolhe artigos que dialoguem com a diversidade das culturas religiosas em todas as suas dinâmicas. As práticas das religiões e das religiosidades são forjadas com a matéria da cultura, que pode ser regional, local ou universal. Estar em contato com o sagrado faz com que os homens se observem como pertencentes a um grupo, não necessariamente suas sensibilidades religiosas sejam as mesmas, visto que no campo das religiosidades o individual é determinante na relação entre o devoto e sua divindade.


Este entrelaçamento entre o oficial e não oficial faz com que os estudos de manifestações do corpus religioso tenham crescido tanto no mundo nestes últimos anos. Por um lado a religião vista como oficial, ou seja, onde as regras são convertidas em sensibilidades que vão dando organicidade a um culto coletivo, aonde o controle é arma contra as desvirtuações.


Já as religiosidades são as depositárias de prá ticas da oralidade, estando mais diretamente ligadas a ritos festivos, milagreiros de cemitério, devoções do lugar, objetos sacralizados, ciganidades, povos de terreiro, resignificações e demonstrações das práticas católicas sem a interferência clerical, ou seja, todas as relações com o sagrado que se estabelecem por cumplicidades e gestos que se constroem na cotidianidade.


Cadastrar-se como autor: http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme/user/register

Normas da Mneme: http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme/about

Site da Mneme: http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme/index

Nenhum comentário: